Home > Projeto Pedagógico

PROJETO PEDAGÓGICO

“Cabe à escola na concepção freireana: […] amar o conhecimento como espaço de realização humana, de alegria e de contentamento cultural; cabe-lhe selecionar e rever criticamente a informação; formular hipóteses, ser criativa e inventiva (inovar): ser provocadora de mensagens e não pura receptora; produzir, construir e reconstruir o conhecimento elaborado. (…) Ela não pode distribuir poder, mas pode construir e reconstruir conhecimentos, saber, que é poder. A tecnologia precisa estar associada ao exercício da cidadania. A escola deixará de ser “lecionadora” para ser “gestora do conhecimento”. A educação tornou-se estratégica para o desenvolvimento. Mas, para isso, não basta modernizá-la. Será preciso transformá-la profundamente. […] A escola precisa dar o exemplo, ousar construir o futuro. Inovar é mais importante do que reproduzir com qualidade o que existe. A matéria prima da escola é sua visão do futuro”.  Moacir Gadotti

O diferencial de qualidade de um colégio revela-se no seu Projeto Pedagógico e na equipe que faz esse projeto acontecer. O nosso Projeto tem como eixos estruturadores:

• Formação de Valores, estimulando nos nossos alunos, em parceria com as famílias, a sua cidadania ética e ambiental.
  • Ensino centrado em atividades sistemáticas de Leitura e Escrita como um compromisso de todas as disciplinas.
  • Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático: problemas envolvendo situações do cotidiano além de leitura de gráficos e tabelas são propostas para todas as séries, em todos os níveis de ensino.
  • Contextualização do Conhecimento: o resgate da história do conhecimento torna a aprendizagem dos alunos mais significativa, principalmente, porque percebem a relevância do que está sendo estudado.
  • Interdisciplinaridade:é concretizada, na prática, através dos Projetos de Trabalho e como uma prática a ser incorporada por cada professor no seu dia a dia de aula, quando faz as ligações necessárias com outros ramos do conhecimento.
  • Projeto de Trabalho: forma metodológica de “abrir a escola para o mundo” e tem como elemento essencial a Pesquisa de temas de relevância social.
  • Pesquisar não é copiar: esse tem sido o tema transdisciplinar global do colégio em todas as séries, de todos os níveis de ensino.
  • Metodologia aberta e participativa: aluno no centro do processo de ensino.
  • Professores e Corpo Técnico em capacitação permanente.
  • Recuperação Paralela: Oficinas de resgate de Competências e Habilidades de ler, escrever e raciocinar com lógica e com lógica-matemática que se constituem ferramentas para aquisição de todo e qualquer conteúdo e processo de estudo.
  • Avaliação: prioridade nas avaliações discursivas e processuais.

SITE DESENVOLVIDO POR WEBSID