Home > Apresentação

APRESENTAÇÃO

O Colégio Vilas abrange do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio. Situado no Imbuí, município de Salvador, capital da Bahia, se caracteriza, principalmente, pelo seu projeto pedagógico sério e inovador, sintonizado com os novos tempos. Desde a sua implantação, em 2005, vem oferecendo um ensino centrado em eixos universais e imutáveis, tais como:

• Estímulo ao hábito de Ler, Escrever e na resolução de problemas, como ferramentas essenciais e indispensáveis para que o nosso aluno possa prosseguir, com qualidade, seus estudos.
  • Formação do aluno cidadão, que respeita a si próprio e ao outro, com sensibilidade social e espírito de justiça. O nosso aluno é, permanentemente, estimulado para ser transformador do seu ambiente e comunidade e, no futuro, poder se tornar um líder comprometido com as questões sociais e com a paz mundial.

Além disso, o Colégio Vilas estimula nos seus professores e corpo técnico o processo de educação permanente, em todos os níveis de ensino oferecidos.

Na sua prática pedagógica, os nossos professores procuram utilizar metodologias dinâmicas e diversificadas, que estimulem o Prazer em Aprender. Os temas dos Projetos de Trabalho são selecionados pela sua relevância social. Os nossos alunos aprendem desde cedo que “Pesquisar não é Copiar”. Percebem que é preciso ir além da coleta de dados e informações. Os professores exigem , no trabalho de pesquisa, que o aluno leia o que pesquisou, selecione as informações mais relevantes e elabore sua própria conclusão.

Na etapa de conclusão de sua Educação Básica (3º ano) os nossos vestibulandos e vestibulandas são trabalhados, para enfrentar com total tranqüilidade e competência os vestibulares mais concorridos do estado e do país. Com uma equipe de Professores atualizados, experientes e sintonizados com as exigências dos processos seletivos, os vestibulandos Vilas treinam questões dos mais variados tipos, além dos Simulados. Percebem a importância da leitura (obras literárias, filmes, jornais, revistas, internet), ampliação do seu universo cultural e organização de uma rotina diária de estudos.

Mais do que estar em dia com todas as exigências do padrão de ensino nacional, o Colégio Vilas faz questão de estar sempre se atualizando e antecipando novas técnicas pedagógicas e de fortalecimento do aprendizado para cada aluno.

No dia-a-dia da sala de aula os professores selecionam atividades desafiadoras, relacionadas com o cotidiano do aluno e com os fatos mais importantes que estão acontecendo no Brasil e no mundo. A história e a origem dos conteúdos trabalhados são contados, de forma transparente, tornando o aprendizado mais significativo e pertinente.

A contextualização do conteúdo com a realidade pessoal de cada um, torna o conhecimento mais concreto. Há, ainda, uma preocupação dos professores em fazer “links” de sua disciplina com outros ramos do conhecimento ou com outras disciplinas, tornando a interdisciplinaridade uma prática real.

As instalações físicas favorecem o bem estar dos alunos que estreitam seus laços de amizade com colegas, professores, direção e corpo-técnico. Assim, cada vez mais, os nossos alunos demonstram que assimilaram bem o respeito pelo outro e pelas normas do colégio. A disciplina é trabalhada com a participação dos alunos, através dos “combinados” ou contratos pedagógicos. Em síntese, é assim que continuamos avançando na nossa trajetória de excelência de ensino e formação de valores, tornando o nosso aluno um ser pensante, sociável, independente, responsável e construtor do seu próprio conhecimento.

img-apresentacao

Rua do Rouxinol, 71, Imbuí – CEP: 41720-052 – Salvador/BA - (71) 3362-4830 - colegiovilas@gmail.com